Como atrair clientes com uma vitrine impactante

Conquistar um transeunte com pressa não é uma tarefa fácil e conseguir fazer com que ele pare na frente da sua loja é algo quase mágico. Mas se você conseguir criar uma vitrine atrativa, não será impossível.  Por isso, apresentamos, a seguir, algumas regrinhas básicas para tornar a sua vitrine um sucesso e fazer com que o cliente cruze o limiar do seu estabelecimento.

Adapte a composição ao espaço que você possui

Não exagere na quantidade, tamanho ou relevância dos objetos. Selecione bem o que você vai colocar na composição da sua vitrine, principalmente se o seu espaço é reduzido, pois alguns elementos podem captar todos os olhares, e você deixa de chamar a atenção para o que realmente importa: o seu produto.

Selecione o número de produtos e objetos

Como regra básica da arte de criar uma vitrine, o número de objetos que aparece por trás dela deve ser ímpar. Os produtos organizados em número de três ou cinco, por exemplo, sempre causam mais impacto visual do que aqueles expostos em pares. E quanto mais exclusivo você deseja ser, mais a decoração deve prevalecer sobre o produto e, inversamente, se você quiser priorizar o preço, dê mais prioridade ao produto do que à decoração.

Use cores como um elemento decorativo

As cores, por si só, imprimem um selo diferente de acordo com a sua utilização: as monocromáticas ou com poucas cores afetam a elegância e a exclusividade, enquanto a policromia contribui para transmitir originalidade, novidade e ousadia. Mas, além disso, a cor tem a capacidade de nos ajudar a fazer associações mentais com diferentes objetos ou imagens. Por isso, se bem escolhida, nos permite dizer mais com menos recursos. Como regra geral, composições com  até três cores têm um melhor impacto do que aquelas com mais.

Martino Gamper para Prada

Utilize bem a luz

A iluminação (natural e artificial) desempenha um papel fundamental na decoração de vitrines. Você deve avaliar fatores como a época do ano, quando escurece...e, em seguida, optar pela iluminação que melhor ajude a recriar o ambiente que você está procurando. Como regra básica, as luzes frias ou azuis são boas para composições invernais ou futurísticas, enquanto as mais amarelas ou alaranjadas contribuem para recriar ambientes mais calorosos.

Conte uma história

Uma das tendências mais estabelecidas nos últimos tempos é contar histórias por meio de uma vitrine. Você só tem de ser claro sobre o que você quer contar, pois será essa ideia que vai determinar o que você vai mostrar na vitrine, como você vai mostrar e os requisitos técnicos e cenográficos que você vai precisar. O mais importante é que você escolher um conceito que seja capaz de se adaptar ao seu produto e mostrar suas qualidades da maneira mais apropriada.

Encontre o elemento que vai diferenciar o seu produto do de outras lojas. Brinque com a decoração, conte histórias, provoque emoções e impacto. Mas não se esqueça de que o produto é o protagonista da vitrine.

Quer saber mais sobre isso? Veja nosso artigo sobre Mershandising: Zonas quentes e frias em uma loja de roupas.

Deixe seu comentário